quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

CAMADAS DA PELE

-HIPODERME

É a terceira e última camada da pele. Essa camada é formada basicamente por células de gordura. Sendo assim, sua espessura é bastante variável, depende se a pessoa é gordinha ou magrinha. Ela apóia e une a epiderme e a derme ao resto do seu corpo. Além disso, a hipoderme mantém a temperatura do seu corpo e acumula energia para o desempenho das funções biológicas.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

CAMADAS DA PELE

-DERME

Vamos descer para mais fundo, onde encontramos logo abaixo da epiderme a derme.A derme é a camada da pele que abriga a maioria dos órgãos importantes da pele.É sensível e elástica, apresentando-se como uma lâmina fibrosa com espessura média de ( 1 MILÍMETRO ) o limite de separação entre a epiderme e a derme, é ondulada e irregular, em vista da presença das papilas dérmicas.A derme é formada por duas camadas super postas:

1-CAMADA FIBROSA
É a mais profunda, composta de fibras elásticas e conjuntivas, colocadas em um retículo frouxo, na maioria delas ao lado da superfície e contendo células conjuntivas, estreladas ou fisiformas.


2-CAMADA PAPILAR
É a mais superficial, com a mesma estrutura que a fibrosa apresentando fibras em um retículo cerrado, no ponto de encontro da camada papilar com a epiderme, existem numerosas e pequenas saliências chamadas papilas dérmicas, algumas com só uma ponta, e outras com duas ou mais pontas.Na papila dérmica encontramos os capilares sanguíneos ou terminações nervosas

e por isso chamam-se:

a) PAPILAS NERVOSAS E DO TATO

Como o próprio nome diz, as papilas nervosas e do tato são as que contém todos os nervos.Ali
encontramos fibras nervosas de duas categorias:


-FIBRAS MOTORAS: Nervos de movimento


-FIBRAS SECRETORAS: Músculos e glândulas cutâneas.

Estas fibras chegam até a derme, onde terminam livremente ou então dentro dos corpúsculos táteis.

b)PAPILAS VASCULARES
É onde se localiza os capilares sanguíneos


OS PÊLOS

Os pêlos são produções epidérmicas, são encontradas em quase toda superfície do corpo humano. De acordo com a região do corpo, apresentam características distintas.Os que desenvolvem no couro cabeludo, são chamados ( CABELOS ) e são os mais longos.No resto do corpo chamam-se pêlos, salvo os casos das sobrancelhas, barba e bigode.

O pêlo divide-de em duas partes:

a)TIGE, parte externa e sensível.

b)HASTE OU RAIZ, a parte interna que fica implantado no folículo piloso.Na extremidade da raiz, forma-se o bulbo perífero, composto de um pequeno saquinho denominado, saco folicular.


-GLÂNDULAS SEBÁCEAS

As glândulas sebáceas tem a forma de cachos e estão localizados na derme.São muito menos numerosos do que as sudoríparas e se encontram em todas as partes da pele, com excessão das palmas das mãos e plantas dos pés.Quase todas se desembocam nos folículos pilosos, onde juntam-se com a parte extrema do cabelo, para expelir o ( SEBUM ).
O sebum é um produto das glândulas sebáceas, e consiste de uma substância cremosa, de reação ácida não contendo gorduras autênticas , mas sim mistura de diversos ácidos gordurosos ou alcoois de um único valor ( monovalente ) entre os quais os elementos da lanolina, o sebum lubrifica a pele evitando sua rachadura e resecagem.É um excelente protetor da pele.


-GLÂNDULAS SUDORÍPARAS

O corpo humano possui aproximadamente dois milhões de glândulas sudoríparas.Elas são órgãos anexos da pele.O suor quando junta-se com o sebum, expelido pelas ( glândulas sebáceas ) provoca a lubrificação da pele.A forma da glândula sudorípara é a de um tubo longo cuja extremidade mais profunda enrola-se como um novelo formando na hipoderme a glândula propriamente dita.Eles existem em toda superfície cutânea , mesmo onde não há glândulas sebáceas como nas palmas das mãos e plantas dos pés, é exatamente nestes locais que sua presença aumenta da mesma forma que nas axilas.Esta é a razão pela qual o suor nestes locais surgem em maior quantidade.O suor tem sabor salgado, de reação levemente ácida e em cuja composição entram: ÁGUA, CLORETO DE SÓDIO, UREIA, SULFATOS E FOSFATOS ALCALINOS.

CAMADAS DA PELE

-EPIDERME

Epiderme é uma lâmina epitelial levemente transparente, com uma espessura de
( 0,2 a 1 milímetro ) composta de células.É a primeira camada que encontramos na pele.Quando falamos do epiderme queremos dizer exatamente aquela parte externa do nosso corpo que entra em contato permanente com a vida externa e, por esta razão a chamamos de camada superficial.
Ela é constituída de células epiteliais e não tem vascularização.Diferentes evoluções dessas células que a compõem, originárias da camada basal, vão constituir diversas camadas.

1-CAMADA BASAL
Uma fileira de células cilíndricas com um núcleo denso e covalar, quase semelhante a uma pequena árvore, forma a camada basal que tem a propriedade de se reproduzir continuamente , dando origem aos elementos celulares que evoluem até alcançar a camada córnea.É nas células basais que vamos encontrar a ( MELANINA ) substância corante da pele ( PIGMENTO ).

2-CAMADA MALPIGHI OU ESPINHOSA
Células poliédricas que se achatam e se alongam a medida que se aproximam da parte superior, formam essas camadas .Elas são unidas por filamentos com aspecto de ( PEQUENOS ESPINHOS ) vinha daí o nome de células espinhosas.Formada pela sobreposição de quatro ou seis camadas de queratinócidos poliédricos.Nesta camada, os queratinócidos estão muito coesos o que explica a capacidade de resistência mecânica da hepiderme.

3-CAMADA GRANULOSA
É formada por células achatadas, fusiforme com o protoplasma carregado de granulações de uma substancia que se cora em escuro pela queratoialina .Substancia que parece estar ligado com o processo de queratinização dos epitélios.Em algumas partes do corpo essa camada se reduz à células isoladas.

4-CAMADA LÚCIDA
É constituída por duas ou três fileiras de células.

5-CAMADA CÓRNEA
É formada por células mortas, ais espessas nos locais de maior atrito, como nas palmas das mãos e plantas dos pés.Certas doenças como a escarlatina, faz a camada córnea descamar em grandes extensões.O atrito contínuo faz com que aumente a espessura da epiderme, como acontece com os calos dos pés e mãos.As células da camada córnea tem o formato achatado e super postas, são em números elevados e constantemente renovados.Calculando-se que em todo corpo humano, a eliminação diária dessas células seja de ( 10 GRAMAS ) .

CARACTERÍSTICAS DA PELE

DERMATOLOGIA - É o estudo da pele

ANATOMIA CUTÂNEA - É a ciência sobre a estrutura da pele

FISIOLOGIA CUTÂNEA - É o estudo sobre as funções da pele

PATOLOGIA CUTÂNEA - É o estudo que consiste em saber a transformação das composições
e funções da pele


PELE:

A pele se apresenta como uma membrana que envolve toda parte exterior do corpo.
Sua espessura não é determinada, ela sempre se transforma.As partes mais finas são
as dos lábios e das pálpebras, e as mais grossas, as palmas das mãos e plantas dos pés.
A pele se torna áspera quando exposta ao ar e, se contrai quando exposta ao ar frio.

COR DA PELE:

A cor da pele é determinada sobretudo, por presença de pigmentos na parte mais profunda da epiderme ( CAMADA BASAL ).Este pigmento é denominado (MELANINA ) sua maior ou menor quantidade é o que mais influi na intensidade da coloração da pele.Quando há poucos pigmentos, sobressai a coloração sanguínea da derme, tipicamente da raça branca.Em todas as raças o pigmento está situado na camada mais profunda da epiderme.Variando porém, sua cor e quantidade.A cor da pele varia segundo a idade, a região do corpo e raça.As partes descobertas são mais escuras que as partes protegidas pelos vestuários, atingidas pelos raios solares e, muito particularmente pelas radiações ultra-violetas.Contudo, as diferenças raciais são os que mais acentuam os vários tipos de cor da pele.
Os pigmentos começam a aparecer durante a vida ( INTER-UTERINA ) mas por ocasião do nascimento, a pigmentação está muito incompleta.O recém nascido da raça branca é avermelha-
do por causa da vascularização, ( GRANDE N° DE VEIAS NA DERME ) nos primeiros meses de
vida do ser humano completa a formulação da sua cor permanente.

FUNÇÕES DA PELE:

As funções da pele são:

1-Proteção
2-Sensibilização
3-Respiração
4-Secreção
5-Normalização térmica

1-PROTEÇÃO

A pele que é um revestimento do corpo humano, tem também a importante função de protegê-lo
contra os vermes e micróbios.Quando ela está sadia, oferece uma barreira inexpugnável aos venenos sólidos ou líquidos.Experiências efetuadas mostrando uma pele sã, por um período de quase ( DUAS HORAS ) com uma infusão de folhas de ( BELADONA ) altamente tóxica, observaram o seguinte resultado: Não houve o menor indício de penetração do veneno na pele sã.A pele é ainda uma ótima defesa contra germes microbianos, que só consegue atravessá-la quando ela tenha sofrido ferimentos, eresões etc.

2-SENSIBILIDADE

A pele é muito sensível, especialmente aos estímulos físicos, químicos e mecânicos.Estes estímulos podem exercer além dos traumas epidérmicos, pressões exageradas sobre as glândulas sebáceas e sudoríparas.A pele com sua sensibilidade é matriz do tato, pois com seu
auxílio, percebemos as formas, dimensões e temperatura do corpo.

3-RESPIRAÇÃO

Em certos animais, como os batráquios ( SAPOS ) é importantíssima a respiração cutânea
( PELA PELE ) que é a única.No homem, o fenómeno é de intensidade mínima, e está relacionado
com a eliminação do ( INIDRITO - CARBÓNICO ) através da pele, de uns ( 08 GRAMAS ) diário
em média.Porém, o mais importante é a absorção pela pele, do oxigénio, o elemento essencial a vida das células.

4-SECREÇÃO

É calculado que, a pele inteira de um ser humano equivale a um ( MEIO ) rim.Por intermédio das glândulas sudoríporas a pele expele todas as toxinas contidas no corpo humano.

5-NORMALIZAÇÃO TÉRMICA

A sua normalização é realizada graças ao suor expelido pelas glândulas sudoríparas.Com a evapo-
ração do suor, é determinada a queda ou aumento da temperatura do corpo humano que deve ser normalizado entre ( 36° a 37° GRAUS ).


SUPERFÍCIE DA PELE

Igual a uma casca de laranja, a superfície da pele não é lisa nem unida.
Ela apresenta:

1-SALIÊNCIAS
2-SULCOS
3-POROS

1-SALIÊNCIAS

Podem ser divididas em dois grupos:

a) Saliência permanente, que são formadas pelas papilas dérmicas.Visíveis especialmente nas palmas das mãos e plantas dos pés.

b) Saliências temporais, provocadas pela projeção para fora dos folículos pilosos, sobre a influência do chamado arrepio.

2-SULCOS

Dividimos os sulcos da pele me quatro tipos:

a) Sulcos articulares, localizados nas vizinhanças das articulações.

b) Sulcos musculares, linhas de inserção dos músculos na pele , como por exemplo, as rugas da testa.

c) Sulcos interpapilares, que separam as papilas das palmas das mãos e plantas dos pés.

d) Sulcos senis, rugas da velhice, os canais denominados poros, são condutores para a parte extrena da pele, das secreções produzidas pelas glândulas sebáceas e sudoríporas.
Os poros percorrem as três camadas da pele ( HIPODERME / DERME / EPIDERME ) e terminam na camada cónica, onde vão depositar os elementos químicos e orgânicos produzidos pelas glândulas sebáceas e sudoríparas.


AS CAMADAS DA PELE

A pele é constituída de três camadas distintas:

1-EPIDERME
-Camada superficial

2-DERME
-Camada intermediária

3-HIPODERME OU TECIDO SUB-CUTÂNEO
-Camada profunda
VOU COMEÇAR FALANDO UM POUCO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DA PELE.
ONDE TUDO COMEÇA, AFINAL ELA É SUPER IMPORTANTE POIS TODO NOSSO
CORPO É COBERTO DE PELE.

TUDO COMEÇA AGORA!!!!!!

VOU TENTAR PASSAR UM POUCO DA MINHA EXPERIÊNCIA PARA TODAS AS PESSOAS QUE TENHAM INTERESSE NESTA ÁREA DE TRABALHO E QUE POR ALGUM MOTIVO NÃO TENHAM CONDIÇÕES DE FAZER UM CURSO PROFISSIONALIZANTE.ESPERO PODER AJUDAR DE ALGUMA FORMA ATÉ MESMO PARA TIRAR DÚVIDAS E TAMBÉM PARA APRENDER COM TODOS OS QUE QUEIRAM COLABORAR.
OBRIGADA!